domingo, 17 de maio de 2009

Dez filmes que provocam a Igreja.


- Anjos e Demônio: estreia cercado de polêmica. O diretor Ron Howard acusou o Vaticano de atrapalhar as filmagens. Este, por sua vez, orientou os fiéis a boicotar o filme, baseado em um livro de Dan Brown.

- O Código Da Vinci: do mesmo diretor Ron Howard, e baseado em outro livro de Dan Brown, já havia provocado a Igreja, ao mostrar a batalha entre ela e uma antiga sociedade secreta, em busca do Santo Graal.

- Je Vous Salue, Marie: ao transportar a historia de Maria, José e Jesus para os dias atuais, Jean-Luc Godard chocou o mundo. Je Vous Salue, Marie teve sua exibição proibida em diversos países. Inclusive no Brasil, recém-saído do regime militar.

- A Última Tentação de Cristo: de Martin Scorsese, escandalizou ao mostrar Jesus em dúvida sobre seu sacrifício, considerando a hipótese de se casar com Maria Madalena, ter filhos e levar uma vida normal, envelhecendo como qualquer outro.

- A paixão de Cristo: Mel Gibson foi acusado de anti-semita por dirigir A Paixão de Cristo, que retrata as doze últimas horas de Jesus. O filme também teve muitas críticas pelas cenas fortes de violência, ao mostrar o calvário de Cristo.

-Stigmata: uma mulher sem fé começa a manifestar chagas semelhantes às de Cristo, e o Vaticano envia um padre para investigar o caso. Stigmata foi outro filme que não agradou nem um pouco à Igreja.

- Amém: No filme Amém, Constantin Costa-Gravas causou polêmica ao falar de um tema mais que espinhoso: a suposta omissão da Igreja Católica durante o Holocausto. A questão sempre foi um tabu e, como era de se esperar, as reações foram imediatas.

- A Bússola de Ouro: baseado em uma história do escritor Philip Pullman, também foi condenado pelo Vaticano, que alegou que se tratava de um filme que "promove a idéia de um mundo frio, sem Deus e caracterizado pela desesperança".

- O Crime do Padre Amaro: criou polêmica antes mesmo de existir: grupos católicos do México tentaram impedir a realização do filme, baseado no livro de Eça de Queiroz. Acabou servindo como publicidade: já na estreia, ele foi um enorme sucesso de bilheteria.

- Dogma: Kevin Smith mistura tudo: anjos expulsos do céu, a última descendente de Cristo, um apóstolo negro e esquecido pela Bíblia, dois profetas e uma musa. E Deus é ninguém menos que Alanis Morrissette. Feliz é que a Igreja não ficou.

Fonte: virgula.com.br



Um comentário: