quinta-feira, 27 de maio de 2010

14 dicas para cuidar do seu e-mail!

Hoje uma bela manhã de sol, ligo o computador me conecto com o mundo e de repente! Tcharam... sobe a
aquela caixinha de mensagem dizendo: "você recebeu 5  novas mensagem". Nossaa quanta felicidade. Imaginei logo: de 5 tenho certeza que 4 eu descarto. Então tenho chances de receber um e-mail de uma pessoa especial me perguntando se estou bem e que está com saudades... Me alegrei toda!!! Quando abro o e-mail,  tenho uma supresa!! Uma amiga me mandou um e-mail. Ôbaaa! Olhei mais pro lado pra saber o que se tratava, veio logo aquele choque "FW: URGENTE!!!". Que coisa triste!! Ou ninguém gosta de mim. (huahuauhhua) ou as pessoas ainda não se espertaram de como utilizar os e-mails corretamente.

Não aguento mais receber aquelas mensagens com anjos "envie para seus amigos e faça também ele receber estas lindas imagens", aquelas mensagem falando do Governo "trabalhe duro, pois milhões de pessoas que vivem do Fome-Zero e do Bolsa-Família,  sem trabalhar, dependem de você, se vc é brasileiro passe adiante". Nossa que coisa chata!!! Como me irrita...


Resolvi juntar 14 dicas que achei importante para utilizar o e-mail com segurança e ética: 

1. Olhe os cabeçalhos das mensagens, se não interessa APAGUE.

2. Livre-se dos anexos de origem desconhecida e tenha um antivírus atualizado.

3. Ajuda pela Internet.
Antes de ajudar alguém com câncer ou qualquer outra doença divulgada na Internet, certifique-se da veracidade, antes mesmo de repassar esta mensagem a alguém. Normalmente são mensagens comoventes que só tem a finalidade de se espalhar e encher as caixas postais e congestionar a rede.

4. Quebre as correntes, só fazem perder tempo.  
Não vai acontecer algo ruim, você não vai morrer!!!
 
5. Rumores, fofocas e boatos nunca espalhem por e-mail.
Podem voltar contra você.

6. Não divulgue sem ter certeza.
Sempre divulgue a fonte da informação e tenha certeza antes de passar adiante.

7. Antes de imprimir, leia!
Já se e-mail significa praticidade. Só imprima se realmente for necessário.

8. Não acredite em promessa de riqueza. 
"Mande um real e receba milhões". Melhor gastar esse dinheiro jogando na Sena. Mais fácil você ficar rico.

9. Propaganda abusiva  

Quando aparecer propaganda na sua caixa postal algo deste tipo: "Para ser excluído de nossa lista, responda este e-mail". Não é necessário responder, só servirá para confirmarem que seu e-mail existe e começarem a enviar mais ainda mensagens.

10. Mensagens de Supostas Instituições Financeiras, Órgãos oficiais
Estas Organizações estão cansada de colocarem anúncios para informarem que não trabalham desta maneira. Se receber um e-mail que fique em dúvidas entre em contato com a suposta Organização. NUNCA forneça senhas neste tipo de e-mail. SEMPRE digite o endereço completo no navegador.

11. Filtros
Servem para descastar automaticamente mensagens de endereços que você escolher.

12. Se receber alguma mensagem estranha de um conhecido (ex. seu chefe, irmão, sei lá quem seja), verifique se foi realmente ele que lhe enviou.
 
13. Segurança
Os e-mails não são seguros para tratarem de mensagens de caráter sigiloso. Elas podem circular livremente pela rede.

14. Faça uma limpeza periódica em suas mensagens.

Fonte: www.viktormota.adm.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário